Alcoolismo: Abuso X Dependência

Definição

O alcoolismo (dependência de álcool) e o abuso de álcool são duas formas diferentes de problemas com bebida alcoólica.
O alcoolismo se manifesta quando a pessoa mostra sinais de dependência física do álcool, como a tolerância e a abstinência e continua a beber mesmo apresentando problemas de saúde física, mental e responsabilidade social, familiar ou profissional. O álcool pode passar a dominar a vida e os relacionamentos da pessoa.

No uso abusivo do álcool, o hábito de beber causa problemas, mas não dependência física. Algumas pessoas são capazes de controlar o uso abusivo do álcool antes que ele se transforme em dependência, mas infelizmente outras não conseguem.

Não temos como afirmar se as pessoas que abusam do álcool conseguirão ou não recuperar o controle, mas sabemos que a quantidade de álcool que uma pessoa ingere com freqüência pode influenciar na probabilidade de se tornar dependente.

Sinais de dependência física:

• Doenças relacionadas ao álcool
  • Necessidade de quantidades cada vez maiores de álcool para ficar embriagado ou atingir o efeito desejado (tolerância)
  • Lapsos de memória (amnésia) depois de beber em excesso
  • Sintomas de abstinência quando o uso de álcool é interrompido

Possíveis sintomas e comportamentos do alcoolismo:

• Continuar a beber, mesmo quando a saúde, a família ou o trabalho estão sendo prejudicados
  • Beber sozinho
  • Episódios de violência depois de beber
  • Hostilidade quando confrontado sobre seu hábito de beber
  • Falta de controle sobre o hábito de beber - a pessoa é incapaz de parar ou reduzir o consumo de álcool
  • Criar justificativas para beber
  • Faltar no trabalho ou na escola ou apresentar queda de desempenho
  • Não participar mais de atividades por causa do álcool
  • Necessidade de consumo diário ou regular de álcool para ser capaz de realizar funções básicas
  • Esquecer de comer
  • Não se importar com a aparência física
  • Comportamento dissimulado para esconder o uso de álcool
  • Tremedeiras durante a manhã

O alcoolismo é uma dependência química causada por uma droga lícita, mas que altera o funcionamento cerebral como qualquer outra droga ilícita. Portanto,o diagnóstico, a evolução e o tratamento devem ter a mesma atenção que o de qualquer outra droga, principalmente porque o alcoolismo é uma doença crônica, não tem cura, apenas controle e pode ser fatal, levando o alcoolista a morte. O alcoolismo é um grande problema social, econômico e de saúde pública. O álcool é um fator presente em mais da metade das mortes acidentais e em quase metade das as mortes causadas por acidentes de trânsito. Uma grande porcentagem de suicídios envolve o uso de álcool junto com outras substâncias.

As pessoas que abusam ou são dependentes do álcool têm mais chances de ficarem desempregadas e se envolverem em casos de violência doméstica, além de terem problemas com a lei (ex: dirigir embriagado).

Referências

Kleber HD, Weiss RD, Anton RF Jr., George TP, Greenfield SF, Kosten TR, et al. Work Group on Substance Use Disorders; American Psychiatric Association; Steering Committee on Practice Guidelines. Treatment of patients with substance use disorders, second edition. Am J Psychiatry. 2007;164:5-123.

[No authors listed] In the clinic. Alcohol use. Ann Intern Med. 2009;150:ITC3-1-ITC3-15.
O'Connor PG. Alcohol abuse and dependence. In: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 31.

Schuckit MA. Alcohol-use disorders. Lancet. 2009;373:492-501.

Atualizado em 20/3/2011, por: David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.; David C. Dugdale, III, MD, Professor of Medicine, Division of General Medicine, Department of Medicine, University of Washington School of Medicine.

Enviar para DeliciousEnviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google BookmarksEnviar para StumbleuponEnviar para TechnoratiEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Aceitamos Cartões de Crédito